segunda-feira, 22 de abril de 2013

Aula inaugural do Projeto Despertar comemora 10 anos de educação empreendedora


Gestores, professores e estudantes do seridó participaram na sexta-feira, 19/04/13, da aula inaugural  do Projeto Despertar - Edição 2013, realizada na Escola Estadual Tristão de Barros.
O projeto, que tem como objetivo proporcionar aos alunos a oportunidade de aprender e desenvolver práticas empreendedoras, além de prepará-los para a competitividade do mercado de trabalho, foi implantado pelo Sebrae e Secretaria de Estado da Educação do Rio Grande do Norte no ano de 2003.
Para comemorar os 10 anos do programa, a 9ª DIRED planejou uma série de ações, começando pela  Aula Inaugural que foi realizada em conjunto com todas as escolas participantes, que neste ano totalizam dez.
“Tenho muito orgulho do Projeto Despertar, pois entendo o quanto é importante para esses jovens a mudança de pensamentos e atitudes que ele proporciona. Eles vivem atualmente uma realidade de méritos e conquistas, e podem, através desse caminho, alcançar seus objetivos com seus próprios esforços” destacou a diretora da 9ª DIRED, Ivânia Torres
Este ano, o Projeto atenderá 10  instituições de ensino na circunscrição da 9ª DIRED, e receberão  aulas com noções teóricas e práticas sobre empreendedorismo.
As escolas contempladas são:
Instituto Vivaldo Pereira-Currais Novos
E. E. Tristão de Barros-Currais Novos
E.E.Manoel Salustino-Currais Novos
E. E. Querubina Silveira-Cerro Corá
E.E.Teônia Amaral-Florânia
 E.E.Aristófanes Fernandes- São Vicente
E.E. Angelita Félix-Lagoa Nova
E.E. Joaquim José de Medeiros-Cruzeta
E.E Dr. José Gonçalves de Medeiros-Acari
E.E. Pe. Sinval Laurentino-Tenente Laurentino
Para Suely Fernandes, técnica da 9ª DIRED, o Despertar é uma forma de disseminar o empreendedorismo, o que irá fomentar o futuro dos negócios e abrir novos olhares. "A semente foi plantada em 2003 e nesses 10 anos muitos frutos foram colhidos e essa colheita só foi possível, graças a parceria entre a SEEC, 9ª DIRED e SEBRAE e principalmente, a garra, a ousadia, o esforço, dedicação, compromisso e muita responsabilidade dos professores envolvidos, gestores, coordenadores e técnicos que juntos, acreditaram na educação empreendedora como agente de transformação dos nossos educandos", disse Suely.
Na 9ª DIRED, o Projeto Despertar é um sucesso uma vez que,95% das escolas do Ensino Médio da nossa jurisdição estão inseridas no programa, beneficiando mais de 2000 alunos.
A professora Ivânia Torres lembrou aos jovens a importância de aproveitarem com responsabilidade a oportunidade de aprendizado que o projeto proporciona. “Cada aluno deve abraçar a idéia e buscar aprender tudo que puder sobre como negociar, como empreender e como ter sucesso de forma diferente” comentou.