terça-feira, 18 de setembro de 2012

Provinha BRASIL - Avaliando a alfabetização



A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica do nível de alfabetização das crianças matriculadas no 2º ano do Ensino Fundamental das escolas públicas e é aplicada em duas etapas, uma no início e outra no final do ano letivo. Essa avaliação oferece informações sobre os conhecimentos agregados pelos alunos, no que diz respeito às habilidades de leitura e matemática.
 
Com base nas informações obtidas por meio da avaliação, os gestores e professores têm condições de intervir de forma mais eficaz no processo de alfabetização dos alunos.
 
A provinha Brasil, portanto, relaciona-se diretamente ao Plano Nacional de Educação (PNE 2011-2020), que propõe em sua meta 5 "Alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade".
 
O kit da Provinha Brasil foi reformulado agora em 2012 e consta de:
  • Caderno do aluno: caderno de teste com as questões que serão aplicadas para os alunos;
  • Guia de aplicação: caderno com as questões que serão aplicadas para os alunos;
  • Guia de correção e interpretação dos resultados: caderno que apresenta as habilidades avaliadas (Matriz de Referência) além de todas as orientações para corrigir e interpretar os resultados;
  • Reflexões sobre a prática: caderno que estabelece a relação entre os resultados da Provinha Brasil e as políticas e os recursos disponibilizados pelo governo federal.
As escolas estaduais circunscricionadas a 9ª DIRED participantes da Provinha Brasil são: Dr. Sílvio Bezerra de Melo, Barão do Rio Branco, Professora Ester Galvão, Lions Clube, Manoel Salustino, Escola Isolada da Rajada, Otávio Lamartine, Dom Manoel Tavares, Cel. Silvino Bezerra, Manoel Luís de Maria, Barão do Rio Branco, Maria Terceira, Jesus Menino, Bernardino de Sena e Silva, Manoel Noberto e Joaquim Adelino de Medeiros.
 
Fonte: INEP, Ministério da Educação e equipe pedagógica da 9ª DIRED.