quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013



Professor de Currais Novos conquista prêmio e poderá ir à Tunisia

                                                           Ivanês Oliveira Alexandrino - Professor da E.E.Tristão de Barros

           Um projeto idealizado na Escola E. Tristão de Barros, em Currais Novos-RN, rendeu um prêmio ao educador Ivanês Oliveira Alexandrino, que agora é um dos 65 professores finalistas do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido em todo o país pela Fundação Banco do Brasil.
              O professor de Física faz de suas aulas, um laboratório que alia conteúdos teóricos à prática no projeto “laborasucamecatron”. “São aulas dinâmicas, onde o aluno aprende os conteúdos na prática e com materiais do seu cotidiano, como uma bicicleta, um ventilador, liquidificador. Assim, aproveitado o seu cotidiano, fica mais fácil entender os conteúdos de Física, que se junta às outras disciplinas”, disse Ivanês.
                Do Rio Grande do Norte, além do professor curraisnovense, que conquistou o primeiro lugar no Estado, também é finalista o professor Rodrigo Wantuir Alves de Araújo – de Riachuelo (RN), que ficou em 2º lugar.
               Os 65 professores finalistas do 3º Concurso Aprender e Ensinar – Tecnologias Sociais, promovido pela Fundação Banco do Brasil, Secretaria Estadual de Educação e Cultura e Revista Fórum, participam de cerimônias estaduais de premiação, organizadas pelo Banco do Brasil. Nos eventos, cada finalista receberá um tablet, um dos prêmios do Concurso.  “O objetivo das premiações regionais é valorizar os professores em seu estado, no seu espaço”, explica Claiton Mello, gerente de Educação e Tecnologia Inclusiva da Fundação Banco do Brasil. “A ideia é envolver a sociedade onde está o professor.” Segundo Claiton, os encontros também vão proporcionar a troca de experiências e a criação de redes entre os educadores.
             Após os eventos estaduais, nos dias 22 e 23 de fevereiro será realizado, em Brasília, o Encontro dos Finalistas. Na ocasião, haverá seminário sobre tecnologias sociais na educação e cada professor falará sobre a iniciativa desenvolvida em sua escola. Cada um receberá um troféu. 
            Ao final do encontro, serão conhecidos os seis vencedores (um de cada região do Brasil e um de Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia), que vão à Tunísia participar do Fórum Social Mundial 2013, em março.

Por Ana Paula