quinta-feira, 10 de outubro de 2013

Projeto RPTV é premiado pelo ITAÚ/UNICEF



A Rede Potiguar de Televisão Educativa e Cultural – RPTV, projeto realizado na cidade de Currais Novos/RN, pelo Centro de Documentação e Comunicação Popular – CECOP e a Secretaria de Educação e Cultura do RN/9ª DIRED, foi vencedor regional da 10ª. Edição do Prêmio Itaú-Unicef, que esse ano tem como tema: Educação Integral: Crer e Fazer. O prêmio tem como objetivo reconhecer e estimular o trabalho de organizações sem fins econômicos, que desenvolvem ações de educação integral com crianças, adolescentes e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

O projeto da RPTV desenvolve oficinas de capacitação nas áreas de leitura, fotografia e realização audiovisual. Além de capacitar alunos de escola pública e a comunidade, a iniciativa mantém um canal de televisão via cabo, que veicula diariamente os conteúdos produzidos por crianças, adolescentes e jovens, que atuam em todas as áreas de produção.

A iniciativa é um projeto inédito que articula educação, cultura e comunicação a partir de uma estratégia de desenvolvimento do protagonismo de crianças, adolescentes e jovens. O projeto também é pioneiro, pois é desenvolvido por uma instituição do terceiro setor e uma instituição governamental.

"O projeto consiste em formar jovens dinamizadores responsáveis pela irradiação nas escolas públicas. A metodologia utilizada possibilita o desenvolvimento de estratégias participativas que mudam o fazer pedagógico da escola e contribui para o processo de transformação social", disse Ivânia Torres, Diretora da 9ª DIRED.

Nessa 10ª. Edição do prêmio Itaú-Unicef foram inscritos mais de 2.700 projetos. Na regional Nordeste foram analisados e concorreram mais de 700 projetos divididos em 04 categorias, de acordo com o porte de cada instituição. O CECOP foi o grande premiado na categoria pequeno porte, sendo o único projeto do RN a ser selecionado.   

“Sem dúvida, um projeto como o da RPTV, que investe no potencial de crianças, adolescentes e jovens e os faz protagonistas nas áreas da educação, cultura e comunicação merece esse reconhecimento. Essa premiação mostra ainda, que o trabalho que vem sendo desenvolvido pelas Ongs em parceria com o poder público, as escolas e a comunidade, tem muito a contribuir e ensinar sobre novas formas de se fazer educação no nosso país”, disse Elizama Cardoso – coordenadora do CECOP.

A solenidade de entrega da premiação da regional Nordeste aconteceu no Teatro Jorge Amado, na cidade de Salvador/BA no último dia 03 e contou com a presença de representantes da Fundação Itaú Social, Unicef, Cenpec, instituições de ensino e projetos socioeducativos. Participaram da premiação representando a RPTV: Raimundo Melo, coordenador estadual do projeto e Roseane Idalina, diretora da Escola Municipal Professor Humberto Gama, parceira da iniciativa.

“O grande mérito da RPTV é o de articular o uso das novas tecnologias, a cultura local, o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, bem como a mobilização comunitária no processo de construção do conhecimento e da mudança social. Com a conquista do Prêmio Itaú-Unicef, esperamos que o poder público e a iniciativa privada percebam a real dimensão e a importância desse trabalho e com isso nos ajudem a ampliar as parcerias e fortalecer esse trabalho em rede.”, disse Raimundo Melo, coordenador estadual da RPTV.

Como vencedor regional, agora o CECOP segue para etapa final de seleção, onde irá concorrer com mais 31 organizações não governamentais ao prêmio nacional. O anúncio dessa premiação será feito no mês de novembro na cidade de São Paulo/SP.

Essa já é a segunda premiação da instituição junto ao Itaú-Unicef. Na edição anterior, que aconteceu em 2011, o projeto da RPTV ficou entre os 20 projetos selecionados na Região Nordeste, ficando com o prêmio de semifinalista. 

“A RPTV é uma grande mostra de participação ativa da comunidade, de suas potencialidades e de importantes parcerias conquistadas. Além das atividades articuladas que envolvem diversos segmentos em prol da educação e da cultura e ao uso das novas tecnologias digitais, o projeto também tem colocado na pauta das discussões, das entrevistas e dos conteúdos veiculados, o debate sobre os direitos da criança, adolescentes e jovens, sendo um exemplo concreto do exercício do protagonismo desses atores, e portanto, da garantia dos seus direitos”, disse Ana Paula, coordenadora local da RPTV.

O Prêmio Itaú-Unicef é uma iniciativa da Fundação Itaú Social e do Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), coordenada pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), que desde 1995 identifica, reconhece e estimula o trabalho de instituições que, em articulação com as políticas públicas de educação e assistência social e em parceria com a escola, contribuem para a educação integral de crianças, adolescentes e jovens brasileiros em condições de vulnerabilidade socioeconômica, por meio do desenvolvimento de projetos socioeducativos que qualificam e fortalecem a ação pública.